Movimento

Esse código está sendo atualizado de acordo com o avanço das aulas. Algumas coisas só farão sentido se você adicionar outros elementos explicados anteriormente.

Pasted image 20241018093615.png

colisao = layer_tilemap_get_id("camada_colisao");
_lastState = "up";

Pasted image 20241018093710.png

var _velocidade = 1

var mov_x = 0;
var mov_y = 0;

if (keyboard_check(vk_right))
{
	player_state("right");
	if(!place_meeting(x+ 3,y ,colisao))
	{
	mov_x = 1;
	}
}
if (keyboard_check(vk_left))
{
	player_state("left");
	if(!place_meeting(x- 3,y ,colisao))
	{
	mov_x = -1;
	}
}
if (keyboard_check(vk_down))
{
	player_state("down");
	if(!place_meeting(x,y + 3,colisao))
	{
	mov_y = 1;
	}
}
if (keyboard_check(vk_up))
{
	player_state("up");
	if(!place_meeting(x,y - 3,colisao))
	{
		mov_y = -1;	
	}
	
}
if(!keyboard_check(vk_anykey))
{
player_state("idle");
}


x += mov_x * _velocidade;
y += mov_y * _velocidade;