1 - Como fazer o personagem se mover
Aperte com o botão direito na pasta Objetos, e selecione "Criar -> Objeto". Mude seu nome para obj_player apertando o botão F2 ou botão direito e Renomear.

Em seguida, clique duas vezes para ir até o editor do objeto

Nessa janela podemos mudar o visual do nosso objeto do jogador a partir da seção Sprite. Clique em Sem Sprite e mude para o visual do spr_player. Após isso, vamos criar um evento do tipo Etapa. Clique em "Adicionar evento -> Etapa -> Etapa".

Caso pergunte, selecione GML CODE e clique em OK.

Dentro do espaço de código que apareceu, coloque o seguinte código:
if (keyboard_check(vk_left))
{
image_angle = image_angle + 5;
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
image_angle = image_angle - 5;
}
if (keyboard_check(vk_up))
{
motion_add(image_angle, 0.05);
}
move_wrap(true, true, 15);